06 profissões relacionadas ao fenômeno Big Data no Futuro

 em Profissões do Futuro
W

e’re Open!

“Não há futuro em nenhum trabalho. O futuro reside na pessoa que detém o cargo. “- George W. Crane

Crane foi um psicólogo comportamental e proferiu essa frase que faz todo sentido no momento atual. Não se trata das modificações do mercado de trabalho, mas de como o ser humano pode ser flexível para criar suas novas oportunidades através da ATUALIZAÇÃO de suas habilidades.

 


 

Dito isso, abaixo estou relatando um grande estudo feito por algumas das maiores instituições de tecnologia do mundo que falam sobre as profissões do futuro relacionadas a Big Data.

Duas das principais instituições relacionadas a tecnologias do mundo, NASSCOM e o Boston Consulting Group, juntaram suas forças para analisar os principais campos tecnológicos do momento e imaginar como será o futuro do trabalho nos próximos anos. Essa união resultou na apresentação de uma lista com 55 (cinquenta e cinco) profissões que ganharão muito destaque nos próximos anos

O fenômeno Big Data está nessa relação e foram destacadas 6 profissões totalmente relacionadas a essa habilidade técnica que serão procuradas daqui para frente.

 


 

Confira as principais profissões relacionadas ao Big Data Analytics:

 

  1. Cientista de dados

Uma das mais conhecidas, apesar de nova, e que é considerada o unicórnio da tecnologia. Sua principal característica é a habilidade técnica nas áreas de matemática, ciência da computação e análise de tendências. Esse profissional é responsável por identificar e tratar as dificuldades do negócio, além de, descobrir e resolver problemas complexos.

  1. Arquiteto de dados

Esse é o profissional responsável pela arquitetura de sistemas de bases de dados a modelagem dos dados e sua manutenção, assim como, a administração dos dados de uma empresa.

  1. Analista de dados

As principais responsabilidades desse profissional é coletar, compilar, analisar e interpretar os dados, avaliando os possíveis riscos e consequências das decisões tomadas por uma empresa. Esse tipo de análise de dados também pode ser utilizada para desenhar estratégias de marketing e alcançar melhores resultados nas vendas.

  1. Analista de negócios

É responsável por buscar no mercado as melhores oportunidades de negócios, alisando as tendências, criando novos produtos e recriando produtos. O desafio desse profissional é estar numa constante busca por novos caminhos para a empresa.

  1. Arquiteto de soluções

É responsável por dedicar-se a entender os problemas de uma empresa para poder propor as melhores soluções tecnológicas possíveis para resolver às necessidades do negócio. Esse profissional colabora com os programadores e gerentes de projetos no planejamento e desenvolvimento de novos projetos.

  1. Integrador de dados

É responsável por oferecer segurança, organização, acessibilidade e, principalmente, facilitar o acesso às informações disponíveis no banco de dados de uma empresa ou organização.

Você está preparado para essas mudanças?

Fonte: Nasscom Community (https://goo.gl/6nFXgT)

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar