Transformações bem-sucedidas exigem líderes atentos ao processo de mudança
Existem três fatores fundamentais que líderes precisam se concentrar para que uma transformação seja bem-sucedida e para que seus esforços como líderes sejam efetivos:
- Pessoas – quem são, o que possuem de potencial e como pensam.
- Processos – como fazem, como conduzem e como compartilham comportamentos.
- Cultura organizacional – resultados e alinhamento.
É quase que irracional acreditar que tudo que sua cooperativa fez nos últimos 20 anos ainda funcionará para o novo modelo do mercado nos próximos 20 anos. Realizar uma mudança bem-sucedida é um dos maiores problemas que as organizações modernas enfrentam. Em um mundo de rápidas mudanças, o imperativo estratégico de mudar costuma ser claro: sem fazer as coisas de maneira diferente, é improvável que a empresa tenha sucesso ou perdure no mercado.
Não são raras as vezes em que os esforços para mudanças organizacionais falhem com mais frequência do que são bem-sucedidos, apesar dos recursos colocados na criação de processos de gerenciamento de mudanças, afinal, é necessário criar um processo de reengenharia, inovação ou mudança inclusive de competências na organização.
Mudanças efetivas exigem que três fatores sejam muito bem explorados pelas lideranças em cooperativas: Comunicação da mudança, Colaboração para mudança e Confirmação da mudança – o que é conhecido no mercado como os 3 C’s da Liderança de Transformação.
Um Pesquisa realizada pela CCL com mais de 270 líderes de organizações revelou que essas são três habilidades que mais fornecem a conexão necessária entre as pessoas envolvidas na transformação, os processos conectados a transformação e a cultura como parte da transformação. São essas competências que fazem com que as lideranças sejam eficazes nas transformações:
- Líderes que comunicam as pessoas – Os líderes malsucedidos tendem a se concentrar no “o quê” por trás da transformação. Os líderes bem-sucedidos comunicaram o “o quê” e no “por quê” igualmente. O compromisso com a comunicação faz que com os líderes que explicaram o objetivo da transformação e a conectaram com os principais valores da organização ou explicaram os benefícios, criaram uma adesão mais forte e um senso de urgência mais aguçado nas pessoas para que a transformação pudesse ser iniciada.
- Líderes que colaboram com os processos – A coalisão de pessoas para planejar e executar mudanças é fundamental. Líderes de sucesso devem “derrubar as paredes” e trabalhar além das fronteiras, incentivando os colaboradores a abandonar suas zonas de conforto. Além disso, a coalisão é uma das maneiras de criar abertura para envolver as pessoas nas tomadas de decisões desde o início, o que por sua vez, tem o poder de fortalecer os compromissos.
- Líderes que reforçam a cultura organizacional – É essencial que líderes bem-sucedidos se certifiquem de que suas próprias crenças e comportamentos são capazes de apoiar a transformação. Eliminar fatores visíveis ou invisíveis e, até mesmo tóxicos, da cultura organizacional é uma ação essencial para engajar a transformação e prevenir a desmotivação. Líderes malsucedidos falham em se adaptar aos desafios, expressam negatividade e impaciência com a falta de resultados.
Conheça o programa ON Leadership Culture e fortaleça os valores e princípios essenciais para que seu time de líderes seja cada vez mais resiliente e ativo no processo de liderança de desafios ou propósitos.