Será que os líderes da sua organização possuem esses comportamentos ineficazes?

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Líderes estão entre os maiores desafios das organizações.

Eu espero que você concorde com essa minha visão, compartilhada de algumas das principais pesquisas do mundo, sim, as lideranças e a maneira como elas são desenvolvidas foi e continuará sendo um dos principais desafios das organizações e, por sua vez, dos gestores de RH, simplesmente pelo fato de que os líderes estão no meio do processo de entrega de valor das organizações, pois enquanto os diretores fazem o papel de faróis responsáveis por serem a referência sobre qual direção seguir e, as equipes o papel de responsáveis por fazerem as coisas acontecerem todos os dias, os líderes de nível médio são táticos, responsáveis por tomar decisões, criar um ambiente próspero e transitar pelos processos de maneira inteligente. Em essência, os líderes são o coração da cooperativa e eternos fortalecedores da cultura do negócio.

Mas aqui estão alguns dos principais comportamentos que os líderes da sua organização podem estar praticando e que não, necessariamente, estão contribuindo para uma boa execução e conquista de resultados:

  1. Os líderes normalmente são pessoas tomadas pela motivação intelectual de cada nova ideia e conceituadores articulados, mas, nem sempre, estão interessados em como fazer acontecer.
  2. Muitas das lideranças não compreendem o que precisa ser feito para converter uma visão em tarefas específicas, pois seu pensamento de alto nível é muito amplo e acabam não cristalizando o pensamento ou preveem os obstáculos que podem estar por vir.
  3. Não raramente, líderes não sabem como escolher as pessoas com habilidade para executar o que precisa ser feito, muitas vezes isso ocorre pela falta de envolvimento que os priva de um julgamento consistente sobre as pessoas.

Se você identificou entre esses comportamentos algumas semelhanças com líderes da sua organização isso é mera semelhança, mas apesar disso, é invariavelmente comum que isso aconteça e tratar esses sintomas antes que se propaguem ou gerem consequências maiores, é essencialmente necessário.

A principal dica para fazer isso é criar cultura de liderança.

A cultura de liderança é a algo invisível, mas que norteia os pensamentos, comportamentos e ações de todas as lideranças da organização. Trata-se de princípios, valores e competências alinhadas em prol de um propósito fortalecedor da organização.

A conta é simples, mas extremamente eficiente: Líderes que caminham em ritmo sintonizado, para mesma direção e em prol de um objetivo conjunto são inegavelmente mais ativos, coletivos, fortes e inovadores do que líderes que trabalham em organizações onde a cultura de liderança não existe. Uma cultura de liderança forte e sustentável é o que garante e efetividade de resultados nas organizações e que a alta performance seja um princípio vivo na organização.

Até mais.

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