RH ágil #2

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Interviews, Liderança, Parceiros Open, Profissões do Futuro, Tecnologia

Como aplicar a metodologia ágil ao RH pode não ser diretamente aparente. É sim uma mentalidade ágil com a qual o RH pode adotar e aprender. Isso é essencial para lidar com um local de trabalho que está em constante mudança e continuamente precisando de soluções rápidas. O RH ágil, portanto, é:

 

  • Estruturação de RH para responder mais rápido e se adaptar a situações de forma mais rápida e flexível.
  • Tenha uma abordagem flexível para o RH que se molda à medida que a força de trabalho muda.
  • Uma função de RH que suporta uma organização mais responsiva às necessidades do cliente.
  • O RH ágil também desafia a abordagem tradicional das práticas de RH das seguintes formas:

 

Abordagem tradicional Abordagem ágil no RH
Os caminhos de carreira são definidos e lineares. Os caminhos de carreira são dinâmicos, e os funcionários podem se mover em várias direções.
Iniciativas de aprendizagem e desenvolvimento são implementadas no início do ano com um objetivo e resultado pré-determinados. O aprendizado é implementado just-in-time e é uma iniciativa contínua em vez de um esforço único.
Os sistemas de RH são desenvolvidos ao longo do tempo e são implementados uma vez que tudo é testado e funcionando 100%. Os sistemas de RH são desenvolvidos em pequena escala, com um rápido tempo de retorno. O feedback é rapidamente fornecido para entender se o sistema deve ou não continuar a ser desenvolvido.
A gestão de talentos funciona como um processo anual, colocando os funcionários em vários baldes de talentos, e vários treinamentos são então fornecidos. O RH capacita gestores e colaboradores a se apropriarem da gestão de talentos. O RH fornece as ferramentas e suporte para facilitar qualquer atividade de desenvolvimento de gestão de talentos.
O recrutamento é baseado em uma base de necessidades. Uma vez que uma vaga fica disponível, o processo de recrutamento começa até que o candidato seja encontrado. Os empregadores estão continuamente desenvolvendo sua presença em todas as plataformas, e criam um banco de dados de indivíduos talentosos, para fazer um pipeline para necessidades futuras.

 

Princípios ágeis no RH

Mais do que uma abordagem diferente dos diversos processos de RH, a metodologia ágil obriga os profissionais de RH a adotar uma mentalidade diferente:

Mudança de mindset #1 –

Muitas vezes, o RH tem operado em departamentos (por exemplo, recrutamento, administração de RH, gestão de talentos, generalistas de RH, etc.) sem qualquer esforço para colaborar. Além disso, o RH é muitas vezes removido do negócio.

 

Uma abordagem ágil do RH exige que as equipes sejam multi-qualificadas. Como exemplo disso, um profissional de RH poderia estar sentado na mesma sala que um gerente de negócios, banqueiro de investimentos e diretor de marketing para trabalhar nas necessidades de gestão de pessoas.

 

Imagine uma equipe feita desses indivíduos para trabalhar em um assunto como a cultura organizacional. Renderia soluções muito mais eficazes e holísticas do que uma abordagem tradicional onde apenas os profissionais de RH trabalhariam nisso. Isso incentiva a cocriação, que tem se mostrado para fornecer soluções muito mais inovadoras do que uma abordagem em cluster.

Mudança de mindset #2 – Do fixo ao fracasso

Um dos aspectos mais poderosos de uma abordagem ágil ao RH é a velocidade com que permite o desenvolvimento de processos. Isso significa um aumento no potencial fracasso, o que não é uma coisa ruim. Isso só implica que os processos estão sendo implantados mais rapidamente, e uma solução para um problema pode ser desenvolvida de forma muito mais eficaz. Uma abordagem tradicional de RH teria uma abordagem fixa, onde a mudança não é bem-vinda, e um sistema tem que ser definido para 110% de eficácia antes de ser implantado.

 

Essa mudança de mentalidade também incentiva a prototipagem – o que significa que os profissionais de RH experimentam, mapeiam e pesquisam os melhores métodos de entrega. Um exemplo simples disso seria uma equipe composta por profissionais de TI, um gerente de RH, recrutamento, marketing, etc. Esta equipe construiria um aplicativo de gerenciamento de desempenho em duas semanas e o lançaria para 20 pessoas. Isso significa que eles testariam o aplicativo em um pequeno grupo de pessoas, e as consequências do fracasso são basicamente inconsequentes.

 

Mudança de mentalidade #3 – De cada ano para cada dia

O RH em muitas organizações tem acompanhado muitas vezes um ciclo tradicional anual, que coloca os diversos processos em um calendário. Remuneração, gestão de desempenho, gestão de talentos e outros processos de RH são normalmente revisados anualmente.

 

No entanto, uma abordagem ágil do RH avalia as circunstâncias todos os dias e, em seguida, segue os métodos adequados para desenvolver soluções no momento. Isso permite que o RH receba informações do ambiente imediato e adote sobre ele.

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar