Por que é que a cultura organizacional impacta tanto o sucesso da sua cooperativa?
Não é de hoje que nós da OPEN defendemos a importância de se tratar sobre e como gerenciar a cultura organizacional em cooperativas, não é à toa, pois essas organizações são fundamentadas em princípios e valores extremamente nobres. Mas assim como toda e qualquer empresa o principal objetivo de uma cooperativa é gerar negócios, promover o desenvolvimento da comunidade e dos cooperados, atributos esses que garantem à organização a capacidade de entregar sua principal proposta de valor aos parceiros e clientes.
Ciente disso, quero expor que
a cultura organizacional é um dos principais atributos na escada do sucesso entre as cooperativas,
pois compõem o quadro de três elementos fundamentais para que uma empresa possa vencer com sucesso o mercado:
- Estratégia de negócio
- Cultura organizacional
- Modelo operacional
São esses três elementos que sincronizados garantem que uma cooperativa possa entregar sua proposta de valor ao mercado e aos cooperados de maneira coerente e efetiva. E de acordo com a pesquisa People Insights realizada pela PWC em 2018, são esses elementos os reais responsáveis por criar a vantagem competitiva a uma organização de sucesso, vantagem essa que permite que as organizações tenham capacidade de crescer até 2x mais rápido, obter lucro superior à média do setor e, ainda, proporcionar a probabilidade 2x maior de traduzir a estratégias em ações práticas e resultados reais.
Mas o que significam esses três elementos na prática?
- Estratégia do negócio – é representado pelo entendimento claro de como a cooperativa gera valor para o mercado e seus clientes. Ter esse entendimento permite que a direção e o ambiente possam ser sustentáveis e alinhados entre todos os envolvidos.
- Cultura Organizacional – é representada pela maneira como os colaboradores e cooperados fazem acontecer todos os dias. Comportamentos, pensamentos, atitudes, habilidades, envolvimento e engajamento das pessoas.
- Modelo operacional – é representado pela maneira como o negócio da cooperativa é conduzido efetivamente. É o modelo que informa, transmite, cria e propõe ações, rituais e práticas para que quem faz acontecer todos os dias possa ser impulsionado e atuar em alta performance.
É baseado nessas informações que quero reforçar para você que SIM, hoje, mais do que nunca, a cultura organizacional precisa ser valorizada dentro das cooperativas, pois ela é o epicentro de todo processo operacional e estratégias organizacionais.
- Baseado nesse texto quero deixar três dicas com você:
- Mapeie a cultura organizacional da sua cooperativa e as subculturas
- Identifique quais são as lacunas que existem entre as expectativas e realidade
Crie ações para fortalecer a cultura desejada
Até mais.