Os 14 Princípios de Liderança da Amazon
A cultura organizacional da Amazon é a chave quando se pretende comparar o sucesso dela com outras empresas. Desde o processo de contratação, procura-se deixar muito claro que as pessoas e a cultura são prioridade, quais são as regras do jogo e como as coisas são feitas.
Mesmo que a pessoa seja muito talentosa, não fica se não tiver “culture fit”. Na Amazon, paixão continua sendo a força-motriz. Uma prática que possuem é frequentemente oferecer dinheiro a funcionários para deixarem a companhia. Desta forma, ficam apenas os “believers”.
Conheça os 14 princípios de liderança que guiam a cultura da Amazon.
1 – Obsessão pelo Cliente
Líderes trabalham para ganhar e manter a confiança dos clientes. Sempre de olho na concorrência, mas muito mais de olho no cliente.
2 – Líderes são Donos
Líderes pensam a longo prazo. Nunca sacrifique o resultado a longo prazo em troca do resultado a curto prazo. Líderes jamais podem dizer “isso não é o meu trabalho”. Sempre agem em nome de toda a empresa.
3 – Inventar e Simplificar
Inovar e inventar com o objetivo sempre de simplificar. Procure novas ideias em todos os lugares e não somente dentro da empresa, não reinvente a roda.
4 – São Corretos, e Muito
Os líderes fazem tudo corretamente. Eles têm um forte juízo de negócios e bons instintos.
5 – Contrate e Desenvolva os Melhores
Líderes aumentam o nível a cada contratação e promoção. Reconhecem o talento excepcional.
6 – Insista nos Mais Altos Padrões
Busque incansavelmente os mais altos padrões para produtos, serviços e processos. Os defeitos não podem ser escondidos debaixo dos tapetes e os problemas consertados devem ser manter consertados.
7 – Pense Grande
Pensar pequeno é uma profecia auto realizável. Crie e comunique em uma direção que inspira resultados. Líderes pensam de forma diferente e cuidam de todos os detalhes para sempre servirem bem os clientes.
8 – Viés de Ação
Acelere as questões relacionadas ao negócio. Muitas decisões e ações são reversíveis e não precisam de estudo extensivo. Valorizamos a tomada de risco calculável.
9 – Frugalidade
Não gaste dinheiro com coisas que não importam para seus clientes.
10 – Auto Crítica Vocal
Líderes não acreditam que o seu corpo ou os corpos da sua equipe tem cheiro de perfume. Líderes apresentam problemas ou informações, mesmo quando isso é estranho ou embaraçoso. Líderes se referenciam a si mesmos e as suas equipes sempre contra o melhor.
11 – Ganhe Confiança dos Outros
Os líderes são sinceramente mente aberta, realmente ouvem, e estão dispostos a examinar suas convicções mais fortes com humildade.
12 – Mergulhe Profundo
Líderes operaram em todos os níveis, fique ligado aos detalhes e faça auditorias com freqüência. Nenhuma tarefa está abaixo deles.
13 – Tenha uma Linha Mestra; Discorde e se Comprometa
Os líderes são obrigados a desafiar respeitosamente as decisões quando discordam, mesmo quando isso é desconfortável ou cansativo. Os líderes têm convicção e são tenazes. Eles não se comprometem em prol da coesão social. Uma vez que uma decisão é determinada, se comprometem totalmente.
14 – Entregue Resultados
Líderes focam nos principais insumos para o seu negócio e entregá-los com a qualidade adequada e em tempo hábil. Apesar dos reveses, quer subir ao topo e nunca se contentar.
Autoria: Jeff Bezos – Ceo Amazon | Carta aos investidores