O que Sun Tzu tem a ensinar para os Gestores de Pessoas em 2020?

 em Cultura Organizacional, Habilidades Profissionais, Liderança

Para começar 2020 com um grande desejo de fazer acontecer, vamos explorar os ensinamentos de um dos livros mais antigos da literatura de negócios – A Arte da Guerra de Sun Tzu -.
O General Sun Tzu é considerado um sábio milenar quando o assunto são as táticas de batalhas em uma guerra. Alguns teóricos ainda afirmam que esse general é considerado um dos primeiros consultores do mundo, ao lado de Confúcio. Sua história é contada a mais de 2 mil anos através da sua obra “A arte da Guerra”- um verdadeiro best seller – que caiu nas graças dos empreendedores, líderes, atletas e pessoas determinadas a alcançar melhores resultados principalmente com as pessoas e as estratégias, já  que a obra cita vários modelos de comportamento humano em extrema demanda.
Sun Tzu considera que o sucesso de uma empresa, assim como o sucesso militar dependente de 4 princípios básicos capazes de criar as condições necessárias para que um ambiente propício ao desenvolvimento das ações que levem ao sucesso realmente existam: Objetivo comum. Reação ao ambiente. Liderança capaz. Fluxo de informação suficiente. De acordo com o general, as empresas que obtiverem esses pontos são capazes de criar modelos para gerenciar pessoas que fortalecem e não enfraquecem as estratégias organizacionais. Vamos explorar cada um desses princípios correlacionando aso tempos atuais:

  1. Objetivo Comum – Já imaginou as pessoas na sua equipe ou na sua organização caminhando em direções opostas, em ritmos diferentes, em espaços distantes, se confrontando e se esbarrando? Isso seria um verdadeiro palco de desastres. Uma empresa que não possui uma cultura forte, orientada, com mensagens claras, corre grandes riscos de perder o foco e criar um ambiente extremamente competitivo e tóxico, ao ponto de seus próprios soldados se sabotarem. É papel dos gestores de pessoas alinhar as pessoas para que possam estar conectadas ao objetivo principal e alinhados a cultura organizacional. 
  2. Reação ao ambiente – Em tempos de mudança de era, quem tem medo de enfrentar as mudanças é defasado pelo mercado. Gestores de pessoas não podem, em nenhuma circunstância, negligenciar os tempos atuais, os dados e a velocidade com que as mudanças estão ocorrendo. As tecnologias, as startups, os modelos de negócios, as novas profissões, a maneira como a globalização tem transformado a cadeia de valor dos negócios. Uma negligência assim é capaz de levar a consequências inimagináveis para os próximos anos.  É papel dos gestores de pessoas munir as suas equipes de ferramentas certas para que a competição seja sadia e os resultados sejam satisfatórios.
  3. Liderança capaz – Tudo, absolutamente, tudo nasce no campo das lideranças. Por sua vez, os líderes estão expostos ao mar de ondas fortes chamado mercado. E, em mares de liderança é necessário construir uma equipe como se fosse o seu próprio barco, resistente, sólido e com segurança, ao ponto de suportar as fortes tempestades – clima organizacional, conflitos, mudanças, tecnologia, concorrentes – que o mercado pode oferecer. Sun Tzu revela que um líder capaz possui 5 qualidades básicas: Integridade, Disciplina, Gentileza, Coragem e Sabedoria. É papel dos gestores de pessoas estarem atentos a esses pontos capazes de impulsionar as equipes.
  4. Fluxo de informações – É preciso estabelecer um fluxo eficiente de mensagens. Em tempos de mudança e competitividade, todas a maneiras de comunicar são importantes, ninguém pode ficar sem ver, ouvir ou falar. O fluxo de informações eficiente parte do pressuposto de que as pessoas têm acesso a todas as informações necessárias para tomar decisões, assim como, liberdade para exporem aquilo que acham conveniente para o negócio.

 

Sun Tzu certamente não imaginou que seus conselhos serviriam até os dias de hoje, mas a capacidade de ver o mercado de várias perspectivas diferentes, fez com que a qualidade de sua mensagem pudesse ser interpretada de modo a ser conectada com as necessidades, dificuldades, estratégias e oportunidades de cada gestor nos dias atuais.

O que você pode fazer com essas informações a partir de hoje?

 

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar