O que é e o que faz um líder Coach?

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Interviews, Liderança, Parceiros Open, Profissões do Futuro, Tecnologia

Líder Coach é o profissional capaz de potencializar os seus resultados, os de seus liderados e o da sua organização através das ferramentas e metodologias do Coaching. As suas características constituem basicamente as mesmas esperadas de um Líder, porém as suas contribuições com a organização ocorrem de forma diferenciada. O que esperamos de um Líder:

1. Laços com a equipe: Um líder não deve necessariamente se tornar amigo de seus colegas de trabalho, mas deve conhecer as particularidades de cada um deles para que sua convivência seja agradável. Quando você conhece os medos e anseios de uma pessoa, naturalmente você à motiva com maior facilidade e compreende melhor a origem de seus defeitos, o que lhe garante assertividade no desenvolvimento das relações.

2. Acessibilidade: Muito mais do que delegar e acompanhar, o líder deve sempre se manter aberto e acessível para orientar, tirar dúvidas, resolver problemas e até mesmo executar alguma atividade em conjunto com seus liderados. As pessoas erroneamente acreditam que por serem líderes devem
permanecer em uma posição acima dos seus colaboradores, o que muito vezes se torna um grande problema a longo prazo.

3. Reconhecimento: A melhor forma de motivar uma pessoa é reconhecer o seu trabalho, por tanto, sempre que um colega desempenhar uma atividade de forma exemplar, acima do esperado e de maneira inspiradora: reconheça. Use- o de exemplo para que os demais também se dediquem de forma a serem elogiados e expostos positivamente perante a organização. O Líder Coach tem uma importância na organização que se deve pela oportunidade de acelerar os seus resultados individuais e coletivos, a fim de gerar oportunidade para que os demais membros da equipe possam se desenvolver em suas carreiras de forma prática. Veja alguns exemplos das características de um Líder Coach:

1. Visão sistêmica: A forma como o LC observa os fatos é o que chamamos de visão macro, onde os fatos não são analisados isoladamente, mas de forma que cada um deles tenha uma contribuição geral para os acontecimentos passados e futuros.

2. Resolução de problemas: O Líder que está embasado pelos princípios do Coaching tende a manter uma postura resolutiva e sem julgamentos, apontando melhorias e executando revisões para evitar novos equívocos e melhorar as operações num todo.

3. Aprendizado constante sobre o comportamento humano: Diferente de um Líder tradicional, o LC possui uma cultura de leitura que vai além das tendências organizacionais onde está inserido, esse indivíduo consome com frequência conteúdos voltados para psique, biologia e comportamento humano a fim de aumentar o seu conhecimento sobre as questões de impacto direto e indireto do seu dia a dia.

Autoria: Giancarlo Leite – Consultor de Liderança na OPEN.
Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar