GRANDES LIDERANÇAS APOIAM SUAS EQUIPES EM MEIO A CRISE

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Liderança, Profissões do Futuro

Lançamos a série de artigos chamada “Grande Lideranças apoiam suas equipes em meio à crise. Queremos compartilhar com vocês três artigos com sete (7) importantes insights sobre como fortalecer a equipe em momentos de adversidade.

Confira logo abaixo nosso primeiro artigo.

 

À medida que progredimos lentamente para a próxima fase da crise, a importância da liderança focada nas pessoas se torna ainda mais necessária. Os líderes necessitam reequilibrar sua atenção para apoiar as pessoas que lideram.

Isso não é nada fácil. Os líderes ainda continuam tendo rotinas, tarefas e grandes demandas de reuniões virtuais para participar. Eles precisam cuidar de seu próprio bem-estar, saúde mental e famílias também. E com isso vem desafios do trabalho remoto, liderar equipes à distância. E, no entanto, equilibrar o foco atual da tarefa com um foco renovado nas pessoas fará a diferença – não apenas durante esse período crítico, mas muito além do surto de vírus.

Vamos disponibilizar uma série de 3 semanas de artigos de práticas de liderança que pode ajudar as lideranças a apoiar sua equipe durante esse período crítico:

 

LIDERAR COM EMPATIA
A vida como os funcionários sabem que foi alterada de várias maneiras. Muitos ficam em casa equilibrando as demandas do trabalho e da família, além de longos dias de teletrabalho. Eles podem se sentir frustrados, com medo, sobrecarregados e preocupados consigo mesmos e com os outros.

Mais de um século atrás, Theodore Roosevelt disse: “As pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem o quanto você se importa”. Antes de abordar problemas da empresa, reserve um tempo para entender como as pessoas estão lidando, demonstrar empatia e apoiá-las quando necessário .

 

CRIE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Uma parte crucial do papel de um líder, especialmente nas condições tensas de hoje em que muitos funcionários estão lutando com uma infinidade de emoções, é criar um ambiente de segurança psicológica.
Os membros da equipe precisam saber que podem enfrentar os desafios pessoais e profissionais sem medo de repercussões. Dê à sua equipe o espaço para compartilhar e reconhecer esses desafios e crie espaço para discutir abertamente preocupações e perguntas. Ao fazer isso, você promoverá um ambiente em que ideias e inovações importantes poderão surgir, tanto melhor quanto enfrentar um futuro incerto.

 

a “Grande Lideranças apoiam suas equipes em meio à crise. Queremos compartilhar com vocês três artigos com sete (7) importantes insights sobre como fortalecer a equipe em momentos de adversidade.

Confira logo abaixo nosso segundo artigo.

 

SE CONECTE AINDA MAIS
As fontes diárias de significado e alegria geradas pelo trabalho em conjunto com colegas no mesmo escritório desaparecem temporariamente. É necessário nutrir a necessidade humana vital de relacionamento mantendo os funcionários conectados para apoiar a saúde emocional dos funcionários.

Aqui está uma oportunidade para os líderes assumirem uma parte essencial de seu papel: fazer uma diferença positiva na vida de seus funcionários.

Aproveite a tecnologia interativa para reunir colegas e facilitar ativamente as discussões que oferecem às pessoas a oportunidade de aprofundar seu relacionamento com seus colegas. Verifique se ninguém se sente desconectado ou deixado para trás.

 

CRIE RESILIÊNCIA
Liderar sob condições críticas por um período prolongado de tempo é cansativo e, como está agora, parece que o período após o surto de vírus exigirá que os líderes e suas equipes continuem dando tudo de si.

Os grandes líderes ajudam suas equipes a encontrar maneiras de se sustentar, cuidando da saúde mental, no pessoal dos colaboradores. Como resultado, os funcionários terão mais chances de combater as quedas funcionais e sempre manter sua produtividade.

É fundamental para os líderes que estão carregando tanto hoje em dia tornar prioritário cuidar de seu próprio bem-estar. Para eles, também, é essencial encontrar e usar fontes de apoio.

 

IMPULSIONE SEUS OBJETIVOS
A liderança orientada a objetivos se tornou a nova norma. Os funcionários que encontram significado e veem o impacto que seu trabalho tem nos outros são mais engajados e inovadores. Muitos preferem trabalhar para empresas com missões que refletem com elas, tanto intelectualmente quanto emocionalmente.

Este não é o momento de reverter essa tendência. Hoje, é ainda mais importante agregar a organização em torno de um objetivo comum. Os funcionários querem saber por que eles devem continuar a trabalhar em meio a circunstâncias tão difíceis. Seja compreensível sobre quem sua organização atende e por que isso é importante, especialmente agora.

 

SEMPRE COMUNIQUE -SE

Estudos mostraram que os líderes, em particular, têm um papel especial na redução da ansiedade dos funcionários. A comunicação frequente, ponderada e transparente ajuda a revelar situações incertas para os funcionários e tranquiliza suas mentes.

É melhor que os líderes sejam oportunos e sigam o andamento das reuniões regulares do que esperar até que tenham todas as respostas. Cuidados especiais devem ser tomados para tratar das preocupações e perguntas dos funcionários.

Encontrar um bom equilíbrio entre um tom de realismo e otimismo ajuda a criar crença e esperança para um futuro melhor.

 

PROMOVER UMA MENTALIDADE DE CRESCIMENTO

Novas situações exigem novas habilidades. A crise atual é uma oportunidade única para os líderes promoverem uma cultura na qual os funcionários são incentivados a se desenvolver.

As organizações que adotam uma mentalidade de crescimento fazem com que os funcionários se sintam mais empoderados e comprometidos. Eles sentem muito mais apoio à colaboração e inovação, dois ingredientes importantes para sobreviver à crise atual.

A escala massiva desse surto e a enorme incerteza do que acontecerá a seguir tornam esse momento extremamente desafiador para os executivos em todo o mundo. Agora é o momento dos líderes se aproximarem da ocasião. Ao adotar as práticas descritas acima, você pode impactar a vida de seus funcionários de maneira positiva – com benefícios a longo prazo para sua organização.

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar