Cultura Organizacional, como ela impacta os seus resultados?
A cultura organizacional pode e deve ser medida ou, sua organização se atualiza ou ficará para trás.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Muito se fala e pouco se faz quando o assunto é cultura organizacional, isso porque são poucas as empresas que compreendem a importância dessa ação, que por sinal, deveria ser considerada estratégica para todas as organizações.
Cultura organizacional é o processo de compreender o modelo estratégico e performáticos das pessoas e seus resultados na organização, conforme explicamos no artigo “O que é Cultura Organizacional na prática?”. Em uma definição mais teórica, cultura organizacional é um atributo socialmente construído e que serve como uma “cola” que mantém a organização unida. A cultura representa “como as coisas são por aqui” e reflete a ideologia predominante que as pessoas têm em suas mentes. (Cameron e Quinn, 2005).
Ainda de acordo com Cameron e Quinn (2005), referências mundiais no assunto, a medição dos valores competitivos da organização não serve apenas para medir os aspectos da cultura organizacional, mas também, os demais aspectos relacionados a ela, tais como liderança organizacional, efetividade organizacional, gerenciamento da qualidade total e o papel do gerenciamento de recursos humanos, ou seja, “como as coisas são por aqui”.
COMO SE FORMA UMA CULTURA E POR QUE É IMPORTANTE SABER QUAL É DA SUA ORGANIZAÇÃO?
A cultura de uma organização emerge do coletivo da organização e seus principais aspectos:
- Comportamento
- Valores
- Normas
- Suposições
- Expectativas e
- Processo
O segredo ainda não utilizado pelos RHs é que a cultura pode e deve ser estratégica, ela pode e deve ser criada – conheça as possibilidades de tornar a cultura organizacional estratégica.
COMO ELA IMPACTA SUA ORGANIZAÇÃO?
O ponto a ser destacado é de que quando uma cultura organizacional se estabelece, fica muito difícil de ser clarificada, e as razões pelas quais é preciso avaliar a necessidade de mudança na cultura organizacional na sua organização podem incluir essas estratégias e resultados:
- Crescimento acelerado
- Mudança estratégica
- Nova expansão de mercado
- Demandas de operação
- Nova competição
- Expansão ou nova aquisição
- Uma mudança na força de trabalho
- Rotatividade de liderança e
- Mudança na economia
Isso porque a mudança não é um caminho linear ou ordinal, não é um caminho simples. As mudanças ocorrem de maneira muito rápida e muitas vezes vem em multidões, quase sempre desordenadas. Sem uma compreensão profunda da cultura da sua organização, a mudança se torna uma estratégia baseada na sorte, e a sorte não é uma estratégia que qualquer líder pode esperar o sucesso com confiança. Em um século onde “não teremos apenas 100 anos de evolução, e sim 20 anos”, como prevê o futurista Ray Kurzweil, controlar a mudança estrategicamente é fator crítico de sucesso.
QUAL A FINALIDADE DA CULTURA AFINAL?
As ações estratégicas de cultura organizacional, portanto, devem representar a direção comum a todos os indivíduos da organização, os padrões a serem alcançados pelo grupo, transformam as atividades diárias em ações importantes e atitudes em ações de destaque. Em resumo, a cultura organizacional é trilhada por três grandes passos:
- Alinhamento de pensamento
- Alinhamento de comportamento
- Alinhamento de ações
Somente assim, é possível ter os líderes e suas equipes caminhando no mesmo ritmo, para a mesma direção e em busca dos mesmos resultados.