Faça gestão da cultura organizacional assim como faz nas suas metas

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Habilidades Profissionais, Liderança

Você percebe em sua organização a necessidade de oxigenar pessoas, cargos, posições, departamentos, lideranças e estratégias?

Se sim, esse é um sinal de que a cultura organizacional está “gritando” por gestão.

Existem diversos fatores essenciais em uma organização que são determinantes no âmbito competitivo, entre eles: posicionamento de mercado, clientes, lideranças, estratégias, capacidade produtiva, talentos.

E o que todos eles têm em comum?

Todos estão diretamente conectados a cultura organizacional, ou seja, pode-se dizer, certamente, que a cultura organizacional é, se não o mais importante, um dos motores da competitividade mais importantes de uma organização. A cultura é como o combustível que inspira o propósito e como a cola que une as pessoas ou, em outras palavras, a cultura é o que mede o ritmo e a qualidade com a qual as pessoas fazem as coisas e porque as fazem. Saiba mais sobre cultura organizacional clicando aqui…

No contexto cultural e competitivo de uma organização, os líderes são os principais agentes culturais de uma organização, pois não raro os momentos, são vistos como exemplos que as pessoas seguem e se espelham na organização e, só isso justifica o motivo pelo qual ocupam o papel mais importante no estabelecimento de uma cultura organizacional. Apesar desse papel extremamente importante, existe uma parcela grande de líderes que acreditam que criar e disseminar a cultura interna e os valores da organização é uma das tarefas mais difíceis que eles têm de incorporar em suas atividades rotineiras.

Por que eles pensam assim? 

Para maioria deles as respostas são comuns:

  • Grande parte dos líderes acham que a empresa não tem uma cultura ainda;
  • Para grande parte dos líderes, cultura é um assunto abstrato e difícil de explicar;
  • Muitos deles, principalmente os mais antigos, acreditam não terem tempo para isso;
  • Grande parte deles acreditam que essa é uma função para Gente e Gestão.

Assustador?

Isso nos faz ter uma reflexão bastante lógica: Em se tratando de cultura organizacional é necessário ser precisamente cirúrgico no modelo de fazer gestão.

Acompanhe o exemplo abaixo…

“Imagine que você precise realizar uma cirurgia extremamente delicada e arriscada no coração, uma atividade precisamente cirúrgica. Então, nesse caso, você deixaria que um profissional da área de ciências exatas realizasse em você essa cirurgia do coração ao invés de um médico cirurgião cardiovascular, das ciências biológicas?

SIM (  ) ou NÃO (  )

Se você não deixaria que isso de fato ocorresse, então por que deixa que, de maneira descontrolada, as pessoas forjem a cultura organizacional da empresa que você trabalha?

Apesar das várias competências dos profissionais de exatas, não há nada comparado a habilidade de um médico especialista na área.

Assim como uma estratégia, a cultura organizacional precisa ser gerenciada pelos profissionais de RH, pois é ela que promove o ambiente necessário para engajar pessoas e gerar resultados, esses pontos são os principais indicadores de uma organização de sucesso. No final, quem conduz e repassa a cultura são as pessoas, mas são os profissionais de RH quem de fato a gerencia e a promove para as peças-chave da organização e, não gerenciar esse fator é como deixar um barco à deriva no mar, andando sem direção e sem destino.

Convoque seu time para falar sobre cultura organizacional. Se precisar de apoio, conte com nosso diretor Robson Crestani, que em 2020 desenvolveu 4 palestras específicas para fortalecer líderes e culturas organizacionais:

  1. O IMPACTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL EM SUA COOPERATIVA
  2. LEADERTELLING – O PODER DE CONSTRUIR NARRATIVAS QUE TRANSFORMAM
  3. MOBILIZE PESSOAS E RESULTADOS
  4. A EXTINÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Para saber mais sobre essas palestras, entre em contato através do e-mail: [email protected] ou através do WhatsApp (41) 9 9533-8115

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar