COVID-19 CAUSOU UM “MOMENTO CRISOL” EM SUA LIDERANÇA #ARTIGO 1

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Liderança, Parceiros Open, Profissões do Futuro, Tecnologia

Lançamos a série de artigos chamada “Momento Crisol” Adversidades que toda liderança enfrenta em momentos de crise. Queremos compartilhar com vocês três artigos repleto de momentos crisol que podem se tornar oportunidades para seu processo de liderança.

Confira logo abaixo nosso primeiro artigo.

 

A palavra chinesa para “crise” consiste em dois caracteres chineses significando “perigo” e “oportunidade”, respectivamente. Embora o COVID-19 represente um perigo claro – do risco de perda de vidas às doenças e perdas econômicas – a crise também oferece uma tremenda oportunidade.

 

Se você quiser e se você estiver disposto, esse pode ser o seu momento de crisol : uma experiência transformadora que define sua vida e sua história de liderança, um momento de adversidade em que nossos personagens são testados e novas possibilidades surgem. Este também é um momento em que mudanças maciças que não eram possíveis antes que de repente se tornassem possíveis. Você está disposto a aproveitar ao máximo?

 

A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PESSOAL

Como você pode aproveitar a oportunidade de crescimento pessoal que esta crise representa? Sugerimos algumas etapas principais:

Primeiro, aceite e encontre significado na crise. Segundo o autor Scott Berinato, sugere que parte da dor que estamos sentindo nesta crise é a dor de lamentar por um mundo que sabemos estar escapando. Berinato discute os cinco estágios típicos do luto – negação, raiva, barganha, depressão e aceitação – e explora um estágio posterior, a saber, encontrar significado. Encontrar significado e propósito na adversidade é a chave para liderar a si e aos outros durante a crise.

Segundo, reconheça as implicações do contexto em mudança. Um grande líder em um contexto pode ser um líder terrível em outro contexto. Então, o que mudou no seu contexto por causa da crise? E o que o novo contexto exige de sua liderança? O que sua equipe precisa de você? E o que sua organização precisa de você? (Dica: nem sempre é necessária uma liderança decisiva, de cima para baixo, de comando e controle). Invariavelmente, entender e atender ao seu novo contexto exige tempo e espaço para autorreflexão, expandindo seu repertório e testando novas abordagens.

Terceiro, desenvolva sua resiliência pessoal, aceitando que todos estamos lutando para enfrentar vários novos desafios, do home office, à educação em casa das crianças. O que precisamos para nos nutrir e sustentar, sejam curtos períodos de exercício durante o dia, fazendo caminhadas na natureza (onde isso ainda é permitido, lendo algo para se distrair.

 

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar