Como avaliar o desempenho da sua equipe em home office.

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Liderança, Parceiros Open, Profissões do Futuro, Tecnologia

Muitas empresas e organizações foram forçadas a manter a equipe trabalhando de forma remota, mas quando é chegado o período de avaliação como realiza-lo?

No cenário atual, muitas empresas e organizações foram forçadas a manter a equipe trabalhando de forma remota, enquanto que para outros, isso já é uma realidade constante. Mesmo que as atividades sejam entregues dentro do prazo e com atingimento das metas, muitos gestores estão pela primeira vez passando por uma nova realidade de avaliar o desempenho de seus colaboradores de forma não presencial. Para ajudar você, separamos algumas dicas de como realizar essa atividade com assertividade.

Como construir sua avaliação de desempenho remoto:

 

  1. Antes de mais nada, tenha clara a informação de todos os prazos e demandas passados ao seu colaborador, das mais genéricas as mais especificas, afinal de contas, é difícil avaliar aquilo que não foi demandado;

 

  1. Defina a hierarquia avaliativa, ou seja, quais gestores irão avaliar quais colaboradores;

 

  1. Organize as métricas a serem avaliadas: faça uma lista com todas as informações que você precisa saber, como por exemplo: Comportamento, taxa de entrega e resultados;

 

  1. Esquematize o formato de avaliação: nesta etapa todas as métricas já estão listadas, então você só precisa escolher qual a melhor forma de gerar pontuação sobre cada quesito a ser avaliado (nota, estrela, escala binária).

 

O que deve ser avaliado em colaboradores em situação de trabalho remoto:

 

  1. Comunicação: observe se o colaborador possui uma boa taxa de retorno as suas demandas e se mantém boa comunicação nos casos onde a tarefa necessita da participação de outros colaboradores.

 

  1. Comprometimento com as normas e culturas da empresa: além dos horários previstos para a realização e cada atividade, é importante medir se o colaborador se mantém ao padrão alinhado pela empresa neste momento.

 

  1. Habilidades e comportamentos individuais: este é um ótimo momento para você poder perceber como o colaborador se comporta a respeito das adversidades que estão fora do nosso controle e sua capacidade de propor soluções e se readaptar as demandas. Mesmo que no início seu colaborador tenda a apresentar resultados diferentes devido à adaptação de trabalho, é importante fazer um comparativo com a sua chegada na empresa, por exemplo, e analisar como ele reage em situações de graves e inesperadas mudanças.

 

  1. Entrega das tarefas e resultados:analise se o desempenho geral do colaborador se manteve e quais as variáveis em relação a produtividade em casa.

Quais plataformas online posso utilizar para gerenciar as avaliações:

 

  1. CoBlueValues

 

  1. Runrun.it

 

  1. ImpulseUp

 

  1. BetterWorks

 

  1. Appraisd

 

  1. Feedz

Aqui na OPEN disponibilizamos para todos os nossos clientes a plataforma Transformalize, que foi desenvolvida para criar engajamento e integração de pessoas em prol de objetivos, metas ou desafios da organização.

Confira essa dica extra de ferramenta para avaliar desempenho de lideranças e equipes.

Transformalize – Plataforma de Gestão de Desafios, Objetivos e ROI

Vale Lembrar: De nada adianta realizar uma avaliação de desempenho com a sua equipe caso não esteja acompanhado de uma constante de feedbacks e comparativos com as avaliações anteriores. Programe uma constante para estas atividades.

Autoria: Giancarlo Leite

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar