9 passos para uma transformação cultural bem-sucedida #3

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Interviews, Liderança, Parceiros Open, Profissões do Futuro, Tecnologia

Uma vez que você reconheceu a necessidade de transformação cultural, quais passos você precisa tomar para garantir que sua transformação tenha sucesso?

 

As etapas abaixo são baseadas no modelo de Kotter, que, apesar de suas deficiências, pode ser útil para gerenciar a transformação cultural. À medida que passamos pelas etapas de transformação cultural, usamos a transformação da organização britânica de telecomunicações, como exemplo de como essas etapas podem ser implementadas ou realizadas. Em quatro anos, a organização passou por uma transformação cultural radical, que resultou em uma completa revisão bem sucedida de sua cultura de empresa.

 

  1. Identifique como sua cultura precisa mudar

Comece com um diagnóstico cultural, como o OCAI, para entender no que se constrói sua cultura atual – Criar Cultura; Cultura clã/colaboração; Cultura hierárquica/controle ou competição/cultura de mercado. Olhe para os objetivos da sua organização e procure maneiras de ajudar a cultura a evoluir para uma nova dimensão que apoie seus objetivos estratégicos e as necessidades de força de trabalho de forma mais eficaz.

 

Por exemplo, o 3UK estava perdendo, o negócio estava enfrentando problemas com a confiabilidade e a estratégia de distribuição de rede e dispositivos. Eles reconheceram que a cultura organizacional era fraca, sua equipe de liderança estava dividida e o engajamento dos funcionários era muito baixo. 3UK utilizou uma ferramenta de diagnóstico de cultura, um Inventário de Cultura Organizacional,  para avaliar sua cultura atual e a necessidade de mudança.

 

  1. Obtenha apoio de liderança

Os funcionários são inspirados por líderes e refletem seus comportamentos, crenças e perspectivas. É por isso que a equipe de liderança é fundamental para definir as normas comportamentais dentro da organização. Essas normas devem refletir os valores da organização.

 

Portanto, é fundamental que todos os níveis de liderança – do mais baixo ao mais alto nível – apoiem a transformação imitando os comportamentos desejados e abraçando os novos sistemas. Kevin Russell, o CEO da 3UK, tinha uma longa história de liderar pelo exemplo. Um dos fatores críticos de sucesso foi a crença na “Sombra do Líder”. O CEO conduziu a transformação cultural através de sua equipe de gestão. Ele escolheu indivíduos que já estavam bem cientes de como seus comportamentos impactam os resultados dos negócios. “Essa humildade, combinada com outras características de impulso, paixão e intelecto, permitiu que os membros da equipe rapidamente engajassem seu povo na agenda de mudanças.”

 

  1. Concentre-se nas principais mudanças comportamentais

Crie uma visão que todos na empresa possam entender e lembrar de estabelecer metas. Dirija suas intervenções em algumas mudanças comportamentais críticas que você deseja alcançar. Portanto, se você está tentando mudar sua organização de uma Cultura Hierárquica para uma Cultura de Clã, você se concentraria em fazer as coisas juntos (construir equipes, pessoas importam), compromisso, empoderamento, coesão e engajamento. Em seguida, inclua esses novos comportamentos em seu sistema de gerenciamento de desempenho para que você possa efetivamente mensurá-los e desenvolvê-los.

 

  1. Implementar intervenções formais e informais

Abordagens formais na transformação cultural incluiriam novas mudanças políticas ou políticas, introdução de novas métricas e incentivos para alcançar os resultados desejados. Por outro lado, as intervenções informais incluiriam interações informais entre os gestores e os colaboradores – oportunidades de engajamento.

 

Ao longo de seu processo de transformação, o 3UK introduziu novas políticas e sistemas como parte da intervenção formal. Eles mudaram sua Política de Trabalho Flexível e licença anual para refletir melhor a cultura desejada. A empresa integrou os comportamentos críticos em seu sistema de gestão de desempenho. De fato, esses comportamentos receberam igual peso aos desfechos na avaliação dos indivíduos. Eles também vincularam bônus ao desempenho da empresa.

 

Informalmente, houve “visitas interativas a todas as áreas do negócio pelo CEO. A estrutura para o procedimento das reuniões proporcionou unidade e uma oportunidade para todos terem uma palavra.”

 

  1. Comunicar efetivamente a mudança

Seja transparente sobre as mudanças que você está tentando alcançar, resolva as preocupações dos funcionários e deixe-os expressar essas preocupações. Não importa o quão avançados nos tornamos, não há nada mais poderoso do que a comunicação que seja clara, honesta e consistente. Esse tipo de comunicação constrói confiança e envolveria os colaboradores no processo. Esteja ciente da maneira mais eficaz de alcançar as diferentes demografias (geracionais, culturais e geográficas) dentro de sua organização e personalizar sua campanha de comunicação de acordo.

 

  1. Superar barreiras

Descubra quais são os obstáculos para o sucesso e resolva isso em sua organização. Muitas vezes, transformação ou mudança é recebida com resistência. É importante identificar rapidamente de onde a resistência está chegando e trabalhar intencionalmente para remover as barreiras para mudar.

 

Independentemente do modelo de mudança utilizado,  um papel fundamental no processo de transformação.  são funcionários de todos os níveis dentro da organização que promovem o processo de mudança formal e informalmente.

 

  1. Celebre vitórias a curto prazo

Ao estabelecer metas de curto prazo (próximas a objetivos de longo prazo), alcançá-las e reconhecer seu sucesso, você fortalecerá ainda mais o apoio às mudanças que está fazendo. Metas de curto prazo também proporcionam vitórias rápidas. Ganha ainda mais engajar os colaboradores no processo de transformação e manter o impulso

Mudanças na política de trabalho garantem mais engajamento dos colaboradores na transformação.

 

  1. Reflita sobre as mudanças

Quais são os resultados positivos da transformação cultural e como você pode construir sobre eles? O que você pode fazer diferente? Como a transformação impactou o desempenho do seu negócio? Houve mudança nos comportamentos e mentalidades críticas?

 

Para responder a essas perguntas, realize outra avaliação de perfil de cultura com o OCAI para observar quais mudanças foram feitas e até onde a organização tem que ir para alcançar o perfil de cultura desejado.

 

  1. Reforce a mudança

Para uma mudança sustentada, você precisa tratar a transformação como um processo contínuo e trabalhar para reforçá-la ainda mais, reconhecendo os efeitos positivos da mudança.

 

Em seus esforços de recrutamento, concentre-se na contratação de pessoas que estejam em forma organizacional. Considerando a transformação que começou e continuará incluindo uma avaliação de ajuste cultural no processo de recrutamento ajudará a identificar de forma mais objetiva os candidatos que são adequados para a nova cultura.

 

Para reforçar a transformação, a organização também deve investir em desenvolvimento contínuo que construa e fortaleça as competências que apoiam a nova cultura.

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar