5 fatores para estabelecer uma estratégia de liderança

 em Cultura Organizacional, Liderança

Uma empresa não tem valores, as pessoas sim.

A empresa não pensa, se comporta e age, as pessoas sim.

Em geral, as pessoas de uma organização são influenciadas por dois grupos de pessoas:

  1. Os que possuem o legado – normalmente fundadores, percursores do negócio – líderes;
  2. Os que estabelecem parâmetros sólidos para conquistar resultados – geralmente os líderes ativos nas diversas áreas de negócios.

Pensar em estratégias culturais para manter esse grupo alinhado, caminhando no mesmo ritmo e na mesma direção não é nenhuma fantasia, mas sim, uma verdadeira utopia necessária.

De acordo com a CCL – Center Creative Leadership, existem cinco princípios capazes de proporcionar a organização uma estratégia de liderança abrangente, que traduza direcionadores de estratégias em ações específicas, são eles:

  1. Quantidade: Quantos líderes precisamos? Quais são as posições de liderança atuais e projetadas no organograma? E sobre posições de liderança informais?
  2. Qualidades: Quais características os líderes individuais devem possuir? Quem precisa ser representado ou incluído?
  3. Habilidades e Comportamentos: Quais habilidades, competências, conhecimentos e comportamentos são necessários para implementar a estratégia de negócios e criar a cultura desejada?
  4. Capacidades Coletivas: De quais capacidades precisamos para que possamos agir juntos em grupos e através de fronteiras para implementar estratégias, resolver problemas, responder a ameaças, adaptar-se a mudanças ou apoiar a inovação?
  5. Cultura de liderança: Quais são os principais atributos da cultura de liderança desejada? Quais são as práticas de liderança essenciais, como a abrangência dos limites, o envolvimento dos funcionários ou a criação de oportunidades para os outros liderarem?

Desenvolver a liderança necessária para implementar estratégias de negócios exige um planejamento cuidadoso, um esforço dedicado e, muitas vezes, um investimento substancial. Mas, ao passar pelo processo de estratégia de liderança, se abre novas portas para um desenvolvimento de liderança mais direcionado e eficaz, além disso, direcionadores capazes de conduzir a uma cultura organizacional capaz de alcançar o sucesso estratégico.

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar