3 ações essenciais para ser um Líder Transformacional

 em Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Liderança

Liderar nunca foi fácil. Aliás, é importante ressaltar que todos nós podemos ser líderes, mas pouquíssimos de nós possui a coragem e a oportunidade de exercer tal função.

Seja um Líder cada vez mais focado em resultados práticos e estratégicos.  Quanto mais alto o seu nível de liderança, mais especialista em pessoas você precisa ser. 

Uma das principais dificuldades de um líder é se desvincular das atividades operacionais e, ainda sim, mantê-la eficientemente operante. Uma segunda prioridade é a da gerir pessoas, para que essas pessoas possam ser uma equipe capaz de criar resultados ainda maiores do que os resultados que alcançou no seu período como liderado.

Missão difícil. Apesar de difícil é essencial para que os bons resultados de uma organização possam aconteccer, para que as estratégias possam ser efetivas e os reconhecimentos virem.

Em um de seus inúmeros e valiosos artigos em Harvard Business Review, Peter Drucker expressou que Líderes precisam gerenciar uma estratégia que os levem do ponto A ao ponto B e a eficiência de uma operação.

Costumo dizer que a única forma de atuar em um formato de resultados excelentes é através da liderança transformacional, termo utilizado em minhas abordagens, precisa ter em mente três grandes aspectos que favorecem resultados transformadores: Objetivo Estratégico, Olhar no Cliente e Gestão de Recursos Disponíveis.

E existe uma razão muito racional para que a tríade de uma liderança transformacional seja essa, observe:


Resultados sem Inovação

Objetivo Estartégico + Olhar para o Cliente – Somando esses dois ingredientes eu tenho uma ótima necessidade sendo atendida, aliada a um objetivo estratégico que proporcionará a organização alguns resultados interessantes, mas não tenho a inovação, ingrediente capaz de me fortalecer e manter competitivo.


Resultados sem Estratégia

Olhar para o Cliente + Gestão de Recursos Disponíveis – Com essanjunção de ingredientes o líder é capaz de contruir um resultado invejável, capaz de fazer brilhar os olhos de outras organizações, mas esquece do primordial, a estratégia. Sem a estratégia o crescimento dos resultados é desordenado e sem direção.


Resultados sem Geração de valor

Gestão da tecnologia disponível + Objetivo Estratégico – Agora sim. Ainda não. De posse de ações que considerem esses pontos somos capazes de produzir excelentes resultados, mas não ganhamos mercado, pois são resultados que não geram valor ao faotr mais crítico de sucesso de uma organização, o cliente.


Resultados Transformacionais e consistentes

A transformação nos resultados capazes de levar do ponto A ao ponto B só acontece com um líder se ele for capaz de utilziar a tríade para planejar seus resultados. A tríade proporciona para as lideranças um pensamento focado na inovação, que garante a exclusividade; na estratégia que permite um avanço e, no cliente, para agregar valor.

A tríade garante ao líder transformacional um plano de continuidade.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar