O RH PRECISA PREPARAR SUA EMPRESA PARA O COVID-19, COMO?

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Habilidades Profissionais, Inovação, Liderança

Estamos vivenciando algo, até então, jamais visto na sociedade. Os estabelecimentos estão fechando, pessoas estão sendo isoladas, economia global tendo suas perspectivas abaladas mas, algo muito necessário está ocorrendo nesse contexto, que até então é catastrófico, as pessoas e organizações estão se unindo em prol de algo maior.

“O coronavírus precisa ser parado, mas as pessoas não podem parar”.

O RH é o ponto de referência nas organizações nesse momento, seja para acalmar as pessoas, seja para repassar informações mais precisas ou para reorganizar a dinâmica de funcionamento do negócio. Em resumo, o RH é o responsável por pensar em estratégias de fazer o motor da empresa continuar funcionando.

Penso nisso elencamos abaixo práticas que estão sendo executadas por algumas das principais empresas do Brasil para alguns dos principais temas (6) em questão dentro da organização nesse momento:

GOVERNANÇA

  • Grupo de monitoramento – criar um grupo de monitoramento de riscos para o negócio, para as pessoas, para o município e para os clientes;
  • Mensagens de confiança e clareza sobre os últimos acontecimentos – Engajar os líderes seniores da organização para transmitirem mensagens verdadeiras e de calmaria para os colaborares e clientes;
  • Atuação dos membros de diretoria e conselhos para avaliar e, se necessário, redefinir estratégias corporativas –  com o propósito de diminuir os danos causados por essa pandemia.

COMUNICAÇÃO

  • Envio de boletins informativos diários para os colaboradores – Deixe os colaboradores a par das notícias mais confiáveis. Em época de acesso a internet muitas fake News são compartilhadas para causar o caos.
  • Incentivo para busca de informações verdadeiras e pacificadoras – Oriente os colaboradores para que estejam atentos a fonte de cada notícia e busque pacificar o ambiente organizacional.
  • Mensagens para manter o clima organizacional saudável – O clima organizacional será nitidamente prejudicado por esse momento, seja pelo excesso de medo ou pânico causado pela contaminação do vírus, seja pelo novo formato de trabalho, necessário que está sendo imposto as pessoas. Então, trabalhe com as lideranças para que estejam disponíveis e não micro gerenciem atividades.

HOME OFFICE

  • Política de home office – Ofereça aos colaboradores acesso a ferramentas e segurança para desempenharem seu trabalho, assim como, apoio para esse novo modelo de trabalho;
  • Capacitação contínua – Promova trilhas de aprendizagem e webinars com compartilhamento de dicas e boas práticas de trabalho remoto para que os colaboradores se sintam mais confortáveis e trabalhem a disciplina.

LOGÍSTICA

  • Suspensão de viagens para regiões de risco – Oriente para o cancelamento ou remanejamento de viagens para países, estados ou cidades que já estão no estágio de contaminação voluntária.
  • Trabalho obrigatório de 14 dias em home office para profissionais que estiveram presentes em regiões de risco – Proteja esses profissionais e seus colegas de uma contaminação em massa.
  • Trabalho obrigatório de 14 dias em home office para colaboradores que estão no chamado grupo de risco – Estabeleça uma política temporária de home office para pessoas no grupo de risco e ofereça apoio para quem estiver com dificuldades para se adaptar.
  • Suspensão do uso de transporte público para os colaboradores – Promova o home office ou em último caso, utilize transportes privados como os aplicativos UBER, 99 e Cabifi.

Evitar reuniões presenciais e abusar das reuniões online – Não desmarque compromissos, mas transfira para um endereço online, onde as conversas poderão acontecer normalmente e permitir que as pessoas não parem.

EVENTOS

  • Suspensão de eventos – Garanta que eventos com grande quantidade de pessoas sejam suspensos e faça uma reprogramação posterior.
  • Substituição de ações de desenvolvimento de pessoas – Substitua as ações presenciais por ações online, sem deixar de capacitar as pessoas, ainda mais em tempos onde novas habilidades são exigidas.
  • Orientações futuras – Disponibilize acesso a sessões de coaching, mentorias e couselings em formato online para que os profissionais busquem eliminar barreiras e construir novos modelos de trabalho funcionais.

O papel do RH é fazer com que as pessoas não parem e que o motor da empresa esteja em velocidade máxima, principalmente nesse momento de insegurança e incertezas.
Por isso queremos dizer que estamos juntos com você nessa missão, mesmo sem estar perto. Então, disponibilizamos alguns serviços exclusivos para cooperativas:

  • Conte com a OPEN para implementar essas práticas em sua organização.
  • Conte com o serviço de aconselhamento de RH estratégico da OPEN.
  • Conte com as práticas de coaching, mentorins e couaseling da OPEN para te ajudar nesse momento.

Faça bom uso dessas informações. 

Estamos juntos com você nessa, mesmo sem estarmos pertos. 

As pessoas não param. Nós também não.

Entre em contato com a OPEN para saber como se adaptar a esse novo momento de transformação. Nós somos especialistas em transformações bem-sucedidas.

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar