Liderando uma transformação cultural bem-sucedida em sua organização #1

 em Cultura Organizacional, Dicas para melhorar minha empresa, Empreendedorismo, Habilidades Profissionais, Inovação, Interviews, Liderança, Parceiros Open, Profissões do Futuro, Tecnologia

O que é cultura organizacional?

 

Antes de mergulhar na definição de transformação cultural, vamos refrescar o que sabemos sobre cultura organizacional. Simplificando, a cultura pode ser definida como os comportamentos organizacionais consistentes de funcionários e líderes (normas). A Cultura Organizacional muitas vezes espelha os valores fundamentais da organização, mas reflete diretamente a liderança da organização.

Cultura organizacional é o processo de compreender o modelo estratégico e performáticos das pessoas e seus resultados na organização,

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer para determinar o tipo de cultura que sua organização tem:

  • Como funciona a tomada de decisão de cima para baixo ou de baixo para cima?
  • Os funcionários estão confiantes em expressar suas opiniões, mesmo que elas diferem da multidão?
  • Os funcionários têm medo de cometer erros ou aprender com os erros são encorajados?
  • O trabalho é distribuído e recompensado individualmente ou por equipes?
  • É um ambiente colaborativo ou competitivo?
  • Ela promove a criatividade e a inovação, ou está seguindo as regras mais críticas para o seu sucesso?

 

O que é transformação cultural?

A transformação cultural começa quando uma organização reconhece que sua cultura atual está desalinhada com sua visão, missão, valores fundamentais e objetivos estratégicos. Esse desalinhamento sinaliza para a liderança que a cultura se tornou um empecilho para alcançar os objetivos estratégicos da organização. A transformação cultural ocorre quando a organização se engaja em um processo para realinhar a cultura em sua visão, missão e valores fundamentais para alcançar seus objetivos estratégicos. É uma forma de transformação organizacional. Há também outras definições de transformação cultural:

 

“A transformação cultural é uma mudança que pode ocorrer em toda uma organização ou em departamentos e equipes individuais. Requer mudar os corações, mentes e habilidades da força de trabalho para apoiar a cultura desejada. Os indivíduos devem primeiro ter a convicção (coração) para mudar seu comportamento. Então, eles devem entender como é a mudança de comportamento (mente) e ter as ferramentas (habilidades) necessárias para mudar.”

 

De acordo com Prophet,”trata-se das mudanças aceleradas feitas pelas empresas que se concentram em crescer seus negócios de dentro para fora – capacitando as pessoas e a maneira como elas trabalham através de uma abordagem centrada no ser humano”.

 

A cultura também pode se transformar involuntariamente se deixada desacompanhada por causa da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA) do nosso ambiente atual. Ao vivenciar a VUCA, as organizações podem ser reativas e menos estratégicas, deixando a cultura da organização vulnerável a mudanças não intencionais. Portanto, a liderança deve liderar a transformação cultural, levando em conta os ambientes externos e internos da organização, visão, missão, objetivos estratégicos e valores fundamentais.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar